Câmara de Gurjão aprova Comenda Prefeito Inácio Alves Caluete

A Câmara de Gurjão esteve reunida nesta sexta (18) para mais uma sessão ordinária. Os vereadores presentes tiveram a oportunidade de debater várias matérias que estavam em pauta, entre criação de novas e importantes honrarias no município, concessão de títulos de cidadania gurjaense e requerimentos que buscam soluções para problemas da cidade e da zona rural e melhorias na vida da população. Na oportunidade, estiveram ausentes da sessão ordinária os vereadores Adailson Coutinho e Alexsandro Cavalcante.

NOVAS HONRARIAS

Durante a sessão desta sexta, o vereador Robson Cordeiro sugeriu a criação da Comenda Prefeito Inácio Alves Caluete, que poderá ser conferida a pessoas ou instituições que, em um período mínimo de cinco anos tenham se destacado publicamente na contribuição para o desenvolvimento social, econômico, político ou humano no âmbito do município. A comenda obedecerá o limite de concessão de no máximo três por sessão legislativa.

A Comenda se constituirá de uma medalha dourada, com quatro pontas externas, a efígie da face do ex-prefeito Inácio Alves Caluete em alto-relevo com o brasão do município de Gurjão e o ano da outorga.

No mesmo Projeto de Resolução Nº 02/2019 foi apresentado o Diploma de Honra ao Mérito, conferidos a pessoas ou instituições que, por suas ações tenham se destacado junto à sociedade gurjaense. Um diploma impresso em papel, com a imagem do brasão da cidade e a identificação do homenageado, além do ano e da razão da homenagem. O Diploma apenas poderá ser outorgado em número máximo de cinco por sessão legislativa.

Por se tratarem de homenagens de alta relevância, cada vereador só poderá protocolar uma Comenda Prefeito Inácio Alves Caluete por legislatura e um Diploma de Honra ao Mérito por sessão legislativa ordinária.

O vereador autor da matéria justificou sua importância pois concede honrarias que possibilitam homenagear filhos de Gurjão em vida ainda.

A presidente Elizete Almeida parabenizou a iniciativa do vereador com o projeto e enalteceu a escolha do nome da Comenda: “Falar da pessoa de Inácio Caluête hoje para mim é fácil, porque difícil é ser a pessoa que ele foi, grande homem, grande amigo, grande político. Tive minha infância toda perto dele, me tornei política influenciada pelas boas práticas que vi nele. Essa Comenda é mais do que merecedora”, se pronunciou a presidente.

O projeto foi aprovado por unanimidade.

AJUDA FINANCEIRA AO HOSPITAL DA FAP

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 001/2019, de autoria da Mesa Diretora, sob o comando da Presidente Maria Elizete Farias Almeida e subscrito por todos os vereadores autorizando a presidência da Câmara a reter a quantia de R$ 50,00 do subsídio de cada um dos vereadores e consequentemente repassar ao Hospital da FAP – Fundação Assistencial da Paraíba, a título de doação para ajuda de custo. Os vereadores destacaram a importância dessa matéria por colocar a Câmara de Gurjão no ainda reduzido grupo que já se dispõe a essa ação. Todos enalteceram os trabalhos realizados pela FAP e a importância da instituição no atendimento de pacientes do município. O projeto aprovado por unanimidade.

NOVOS CIDADÃOS GURJAENSES

De autoria da Presidente Maria Elizete de Farias Almeida, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 006/2019, concedeu título de cidadania gurjaense à Senhora Maria das Graças Neves. A homenageada é também conhecida na comunidade local por Graça de Careca, funcionária pública que já exerceu funções na educação e hoje se dedica à saúde do município. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

O vereador Robson Cordeiro assinou o Projeto de Decreto Legislativo Nº 007/2019 que concede título de cidadã gurjaense à Senhora Jane Erica Barbosa primeira-dama do município. Também aprovado por unanimidade.

Outro a ter o direito de ser chamada de gurjaense foi o Senhor Pedro Francisco da Silva, também conhecido por Pedro Gari. Este teve a honraria proposta pela vereadora Niselma Martins através do Projeto de Decreto Legislativo 008/2019 que foi aprovado por unanimidade dos presentes.

REQUERIMENTOS

Os pedidos feitos formalmente pelos vereadores nesta última sessão ordinária foram os seguintes:

Requerimento Nº 131/2019, de autoria de Cláudio Marcelo pedindo a reforma para ampliação de cantina e construção de espaço de recreação na Escola Bento Vicente Alves, localizada na comunidade dos Morões.

Robson Cordeiro assinou como autor dos requerimentos 128/2019, que pede equipamentos de dessalinização para a comunidade Cipriano; 129/2019 em que requere também equipamentos de dessalinização, sendo desta feita para a Comunidade de Santa Rita e mais equipamento de dessalinização através do Requerimento Nº130/2019 para a comunidade Morões.

O Requerimento Nº 133/2019 teve como autor o vereador Digo Coutinho Ramos e através dele foi pedida a construção de reservatório de água com maior capacidade que o utilizado atualmente pela Cagepa, para distribuição de água tratada aos consumidores de Gurjão. Diogo também pediu, através do Requerimento Nº134/2019 a instalação de placas solares nos telhados dos prédios da administração pública, escolas, creches e postos de saúde. A medida tem como objetivo a economia nos gastos com energia elétrica por parte do poder público municipal.

Ainda tivemos a apresentação do Requerimento Nº 132/2019 de autoria de Júnior Morais, pelo qual pede pavimentação com paralelepípedo na Rua Osvaldo Coutinho Ramos localizada no Escorrega.

Todos os requerimentos após lidos e discutidos foram aprovados por unanimidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *