Furacão Dorian ganha força e pode chegar à Flórida

furacão Dorian deve ganhar força a partir das águas quentes do litoral da Flórida, tornando-se uma perigosa tempestade de categoria 4 nos próximos dias antes de se abater sobre o estado americano no início da semana que vem, mostraram previsões nesta sexta-feira, 30. O presidente dos EUADonald Trump, declarou estado de emergência na Flórida.

Centro Nacional de Furacões (NHC), sediado em Miami, emitiu um alerta de furacão para o noroeste das Bahamas nesta sexta-feira e disse que o risco de “ventos devastadores com a força de um furacão ao longo da costa leste no final deste fim de semana e no início da próxima semana continua a aumentar”.

tempestade começou nesta sexta-feira no Atlântico na categoria 2, mas já se espera que chegue à categoria 3 até o fim do dia, com ventos contínuos de ao menos 178 km/h.

Todo o Estado da Flórida está sob declaração de emergência, e o governador Ron DeSantis ativou 2,5 mil soldados da Guarda Nacional. Outros 1,5 mil estão de prontidão.

Meteorologistas preveem que a tempestade ficará mais feroz à medida que frear seu avanço pelas águas quentes próximas do litoral, chegando à terra firme na noite de segunda-feira ou na manhã de terça-feira.

Ventos de tempestade tropical podem ser sentidos na Flórida já na noite de sábado.

Nenhuma ordem de retirada havia sido emitida na manhã desta sexta-feira, mas muitas são esperadas quando a rota da tempestade se tornar mais clara antes de sua chegada ao continente.

Ventos podem chegar a mais de 208 km/h

Se, como esperado, ela chegar à categoria 4 até domingo, seus ventos soprarão a mais de 208 km/h. Sua marcha a 9 km/h pelo mapa pode diminuir para cerca de 6 km/h – quanto mais devagar ela se move, mais tempo tem para extrair energia dos mares quentes.

Modelos meteorológicos recentes do NHC a mostram atingindo o centro do Estado. Segundo o último aviso, emitido às 5h desta sexta-feira, sua tendência era se inclinar ligeiramente para o sul.

Ela pode seguir terra adentro rumo a Orlando na terça-feira ou na manhã de quarta-feira, enfraquecendo à medida que se distancia do mar. Outros modelos meteorológicos do NHC a mostram seguindo para o sul, na direção de Miami, antes de atingir a península, ou seguindo para o norte no rumo do litoral da Geórgia.

“Agora ela está parecendo um verdadeiro monstro”, disse Trump, em um vídeo publicado no Twitter, acrescentando que alimento e água estão sendo enviados à Flórida.

“A ação do presidente (de declarar emergência) autoriza o Departamento de Segurança Interna, a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), a coordenar todos os esforços de alívio a desastres, que visam aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência para a população local e de fornecer assistência adequada “, diz a nota da Casa Branca.

Seleção Brasileira

Seleção Brasileira deve começar a chegar aos EUA neste domingo e segunda-feira para competir em dois jogos amistosos no país, com a Colômbia e com o Peru, nos dias 6 e 10 de setembro, respectivamente. O primeiro jogo, na sexta-feira, será em Miami. A segunda partida será em Los Angeles (Califórnia). (Com agências internacionais)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *