Israel inaugura assentamento com o nome de Trump

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, inaugurou neste domingo (16) um novo assentamento nas Colinas de Golã batizado em homenagem ao “grande amigo” Donald Trump.

Netanyahu inaugurou uma placa da “Trump Heights”, com uma bandeira israelense e dos Estados Unidos, para marcar o local do novo assentamento.

A cerimônia ocorre depois que o presidente dos EUA, no final de março, reconhecer a soberania israelense sobre a parte das Colinas de Golã, região estratégica que Israel tomou da Síria em 1967.

A anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.

“Golã é israelense e continuará assim sempre”, declarou Netanyahu. Trump é “um grande amigo de Israel que tomou uma decisão que nunca foi tomada antes”, disse o premiê israelense.

O embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, reuniu-se com membros do gabinete do governo de Israel durante a inauguração.

A denominação “é um gesto extraordinário”, disse Friedman.

A construção do assentamento está planejada em uma área atualmente ocupada por quatro famílias assentadas. Deverá ser construído no local de um antigo kibutz, estabelecido pela primeira vez em 1984.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *